O que você precisa saber sobre o curso
Para quem se destina?
Professores e demais agentes educacionais participantes do programa Agrinho.
Por que fazer este curso?
Durante a realização deste curso, o(a) professor(a) irá perceber que muitas práticas que ele já utiliza podem ser contempladas em uma proposta pedagógica fundamentada nas metodologias ativas, dependendo do seu objetivo: em vez de um processo cujo foco está no conteúdo, no currículo e na avaliação, vamos refletir sobre uma proposta em que o aluno e a sua aprendizagem estejam no centro.
O que você irá aprender?
Para facilitar o seu aprendizado e garantir um estudo agradável e dinâmico, os conteúdos estão organizados em 6 módulos:
Módulo 1 - Por que e para que o uso de metodologias ativas no ensino básico?
Aula 1: Proposta pedagógica das metodologias ativas
Aula 2: Principais desafios e possibilidades na aplicação das metodologias ativas de aprendizagem
Aula 3: Princípios e benefícios das metodologias ativas
Módulo 2 - Metodologias tradicionais e metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem
Aula 1: Método tradicional de ensino e metodologias ativas
Aula 2: Os desafios para aplicar as metodologias ativas de aprendizagem
Módulo 3 - Metodologias ativas na Educação Infantil
Aula 1: Metodologia ativa: melhoria no desenvolvimento integral das crianças
Aula 2: BNCC e metodologias ativas na Educação Infantil
Aula 3: Papel do professor mediador na prática pedagógica na infância
Aula 4: Práticas inspiradoras no contexto da Educação Infantil
Módulo 4 - Metodologias ativas no Ensino Fundamental I e II
Aula 1: Metodologia ativa: melhoria no IDEB (Índice de Desenvolvimento e Educação Básica)
Aula 2: IDEB e metodologias ativas no Ensino Fundamental
Aula 3: Papel do professor mediador na prática pedagógica e os alunos como protagonistas
Aula 4: Práticas inspiradoras no contexto da Ensino fundamental
Módulo 5 - Metodologias ativas no Ensino Médio
Aula 1: As metodologias ativas aplicadas ao Ensino Médio
Aula 2: Metodologias ativas utilizadas no Ensino Médio com resultados no Enem
Aula 3: Papel do professor mediador e dos alunos como protagonistas
Aula 4: Práticas inspiradoras no contexto do Ensino Médio
Módulo 6 - O planejamento como ferramenta da prática educativa
Aula 1: Planejamento e a gestão do tempo
Aula 2: Papel do professor como designer de aprendizagem
Aula 3: Papel do professor na perspectiva das metodologias ativas
Aula 4: Papel do aluno e da família na perspectiva das metodologias ativas